Tudo o que você sempre quis saber sobre afiação de ferramentas de corte


Ferramentas de corte não afiadas, ao contrário do que muitos dizem, também podem ser muito perigosas, pois, ao tentar utilizá-las você pode acabar aplicando mais força do que o necessário e deixar a lâmina escorregar em algo que não deve ser cortado.
A afiação é algo muito importante para o manuseio desses equipamentos, já que, ela influencia diretamente no desempenho e na vida útil de suas lâminas.
Para uma boa afiação, saiba que existem diferentes tipos e modelos de ferramentas de corte, portanto cada equipamento possui uma função, e consequentemente, uma afiação com um ângulo definido para sua finalidade.
- Qual ângulo de afiação usar para cada modelo?
Para um melhor desempenho e favorecimento da resistência e precisão do corte, cada ferramenta possui um ângulo de afiação diferente, relacionado diretamente à sua aplicação.
Não existe uma regra de afiação, você também pode customizar essa aplicação conforme o seu gosto ou necessidade. Porém, caso você esteja em dúvida ou não saiba como começar, até encontrar a sua preferência, iremos lhe mostrar alguns dos ângulos mais comuns de acordo com cada modelo de equipamento:
- Navalhas: utilizar um ângulo de 15° graus para afiação;
- Facas para Churrasco: utilizar um ângulo de 20° graus para afiação;
- Canivetes e Facas Esportivas: utilizar um ângulo de 23° graus para afiação;
- Facas para Caça e Atividades Outdoor: utilizar um ângulo de 25° graus para afiação;
- Facões e Machadinhas: utilizar um ângulo de 30° graus para afiação;
- Machados: utilizar um ângulo de 40° graus para afiação;
Essas diferenças de angulações são ideais para manter o fio de corte das ferramentas e evitar que a lâmina se danifique durante o impacto e o uso.
Uma dica para se lembrar sempre é: se você deseja um maior poder de corte da ferramenta, menor terá que ser seu ângulo de afiação.
- Como manter a afiação da ferramenta?
É comum o corte da ferramenta se desgastar durante suas utilizações, porém existem alguns cuidados que você pode aplicar para se precaver para manter o fio de suas lâminas, pois, ao utilizá-los corretamente, sua vida útil é prolongada.
Dessa maneira, evite passar a lâmina em materiais mais duros ou abrasivos, não bata nem use a lâmina como alavanca, não coloque a lâmina sob altas temperaturas e tente realizar o corte em suportes que não prejudiquem o fio da lâmina.
- Melhores materiais para a afiação da lâmina:
Para uma afiação tradicional, o acessório mais comum para essa finalidade é a Pedra de Afiar, utensílio cuja função é prolongar a ação de corte das ferramentas e proporcioná-las uma afiação com ótimo acabamento.
Um exemplo de alta qualidade desse acessório é a Pedra de Afiar estilo Canoinha da Wenzel, um acessório ideal para afiar machados, enxadas, facas e ferramentas agrícolas no geral.
Agora que você entende melhor como afiar suas ferramentas de corte e qual o melhor acessório para isso, você pode encontrar esse equipamento para afiação e diversas ferramentas de alta resistência e precisão no site da Wenzel:
Continue seguindo nosso blog para mais dicas e novidades.
0 Comentários