Conheça a história da cutelaria e entenda como esse ofício surgiu.


A faca é um objeto multifuncional e versátil que pode desempenhar as mais diversas funções em nossas vidas, desde ser um simples utensílio de cozinha, até um instrumento de defesa. Suas utilidades só dependem da maneira como ela é fabricada, seu formato e sua matéria-prima.
A técnica de fabricar facas possui um nome e se chama cutelaria, um ofício considerado por muitas pessoas como uma arte.
Hoje iremos te explicar o que é cutelaria e contar um pouco da sua história, portanto, se você é um amante dessa atividade, continue lendo esse artigo.
- O que é cutelaria?
A cutelaria é uma das mais antigas técnicas da humanidade e pode ser caracterizada como a arte milenar de produzir instrumentos metálicos de corte, como facas, facões, canivetes, espadas, adagas, entre outros.
Com o passar do tempo esse ofício foi se desenvolvendo e hoje em dia mescla a tecnologia com métodos dos primórdios da técnica. Mas afinal, você sabe como a cutelaria surgiu?
- Qual a História da Cutelaria?
A história da cutelaria acompanha a história da civilização, já que é datado que as primeiras facas foram produzidas nas eras mais primitivas da humanidade.
De acordo com pesquisas, as primeiras facas foram desenvolvidas na era da Idade da Pedra, quando os homens utilizavam pedaços de pedra lascada com a ponta afiada para a fabricação da ferramenta rudimentar, no qual era utilizada como arma para a caça ou para cortar e raspar alimentos.
O aperfeiçoamento da fabricação da faca deu-se início no período seguinte, na Idade dos Metais, pois foi a época do descobrimento e aprendizado da manipulação dos metais e, consequentemente, o surgimento de novas possibilidades de progresso da ferramenta.
Os primeiros modelos de facas de metal foram criados com cobre e possuíam um formato simétrico com dois lados cortantes da lâmina, também chamados de gumes. Somente mais tarde, com a descoberta do bronze, matéria-prima mais dura e pesada, que foi possível a criação da faca de um gume. A partir desse momento, devido a fácil manipulação dos metais, a cutelaria ganhou um papel importante no desenvolvimento da sociedade, já que ela auxiliou no aprimoramento da caça e agricultura.
Com o desenvolvimento da manipulação de fogo, os cuteleiros aprenderam a moldar as ferramentas de corte em fornalhas de altas temperaturas e no início da Idade Moderna, quando o ferro surgiu, os ferreiros originaram os moldes mais tradicionais e algumas técnicas que trouxeram ainda mais evolução à prática da cutelaria. Além disso, surgiram diversas qualidades de aço e ferramentas para os mais diferentes usos, como a caça, o combate, o uso culinário e até decorativo.
Hoje em dia, como dissemos anteriormente, a arte da cutelaria mescla a tecnologia com métodos desenvolvidos antigamente, titulando-se como cutelaria moderna.
- O que é a cutelaria moderna?
Atualmente existem diversos modelos de ferramentas manuais de corte, produzidos com diferentes materiais, entretanto o que mais se destaca na cutelaria moderna é o aço, uma ligação do ferro e do carbono que se destaca pela sua alta durabilidade e resistência.
Na cutelaria moderna, sua fabricação está cada vez mais moderna, valorizando ainda mais esse ofício, devido à beleza das ferramentas e seu alto poder de corte.
No Brasil, uma das mais tradicionais empresas no ramo de cutelaria é a Wenzel Ferramentas. Fábrica nacional que desenvolve modelos de ferramentas de |corte de altíssima qualidade e que garantem à rotina de trabalho ainda mais resistência e um insubstituível poder de corte. Caso queira conhecer mais sobre seus produtos, acesse:
https://www.loja.wenzel.com.br/facoes
Gostou desse conteúdo? Continue seguindo nosso blog.
2 Comentários
Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar estas informações, eu faço uso do blog para sanar dúvidas diárias aqui no meu trabalho. Abraço à vocês!
dezembro 16, 2022 - 4:13 pmMuito obrigado, pessoal.
janeiro 30, 2024 - 3:18 pm