O que é agricultura familiar, qual a importância dessa atividade e como ela é executada?

Segundo o relatório “Perspectivas da agricultura e do Desenvolvimento Rural nas Américas”, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar é uma das principais atividades geradoras de trabalho e renda na América Latina e melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola.

Uma atividade que se destaca como um dos setores da economia que mais cresce na produção de alimentos, porém você realmente sabe o que é agricultura familiar, qual a importância dessa atividade e como ela é executada?

Nesse artigo abordaremos sobre os seguintes tópicos:

  • O que é agricultura familiar?

A Agricultura Familiar é caracterizada como uma produção agropecuária desenvolvida em uma pequena propriedade rural, realizada por pequenos produtores, nos quais devem fazer parte de um núcleo familiar e, no máximo, possuir alguns funcionários assalariados. 

Além disso, já que essa prática é considerada uma pequena propriedade rural, não pode ser desempenhada em uma área que passe de quatro unidades de terra, delimitação definida como módulo fiscal, cujo tamanho é estabelecido pelo poder municipal.

As famílias que atuam nessa atividade, vivem da renda dos produtos que elas produzem e para serem caracterizadas como agricultores familiares e estarem estabelecidas corretamente nos parâmetros da profissão, uma parte mínima da renda familiar precisa ser gerada pela propriedade rural.

  • Qual a importância da agricultura familiar?

A agricultura familiar é uma atividade de extrema importância, não só em nosso país, como também ao redor do mundo.

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo são gerados em propriedades familiares.

No Brasil, a agricultura familiar é a principal prática responsável pela produção dos alimentos destinados para o consumo da população. Além disso, segundo um levantamento do Censo Agropecuário, realizado em mais de 5 milhões de propriedades rurais do Brasil, foi apontado que a agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas no país, representando 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária.

  • Quais são os produtos cultivados na agricultura familiar?

As cultivações da agricultura familiar priorizam práticas de baixo impacto ambiental, mais sustentáveis, e orgânicas. Ademais, a principal característica do seu cultivo é a policultura, ou seja, o plantio de diversas plantas no mesmo terreno.

A policultura é uma das formas mais sustentáveis e naturais na criação agrícola, já que, esse tipo de cultura danifica menos o solo, por conta da sua constante renovação e auxilia na preservação dos rios, flora e fauna, visto que não requer desmatamento para sua prática.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Censo da Agricultura, na  produção dos alimentos disponibilizados para o consumo da população brasileira, a agricultura familiar é responsável por: 48% do valor total da produção de café e banana, 80% da produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão.

  • Como é a agricultura familiar e quais as melhores ferramentas para essa prática?

Apesar do avanço tecnológico e a existência de maquinários que mecanizam diversas culturas agrícolas, grande parte dos cultivos da agricultura familiar ainda são feitos manualmente. Portanto, é uma prática que exige um cuidado intenso e muita dedicação de tempo. 

Nesse contexto, o uso de ferramentas de qualidade, que garantem o bom funcionamento da prática, que facilite a rotina e a qualidade de vida desses trabalhos, é algo essencial. Dentre essas ferramentas estão:

Enxada e enxadão: equipamento que proporciona agilidade na hora de cavar, revirar e incorporar o solo com adubos, modelar canteiros e capinar;

Cavadeira: ferramenta indispensável, pois, além de ser extremamente útil para cavar, retirar terra ou abrir buracos, também auxilia no transporte  de plantas e muito mais;

Forcado: instrumento de fácil manuseio ideal para otimizar o seu desempenho e agilizar a tarefa de agrupar e retirar folhas, gravetos e outros resíduos agrícolas;

Foice: importante ferramenta para a colheita de cereais, como trigo, soja, arroz e pasto. Também utilizada para roçadas de mato e limpezas de áreas;

Facões: equipamento ótimo para desbaste e pequenos cortes.

Essas são as principais, entre as diversas ferramentas que podem facilitar a prática da agricultura familiar e transformar a vida dos trabalhadores agrícolas menos exaustiva, mais funcional e segura. 

Se interessou por alguma dessas ferramentas citadas no artigo? Acesse nosso site e confira uma variedade de ferramentas de alta qualidade, para os mais diversificados trabalhos presentes na atividade agrícola:

https://www.loja.wenzel.com.br

Gostou desse conteúdo? Continue seguindo nosso blog.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será divulgado.