Tudo que você precisa saber sobre o solo arenoso


Saber administrar, cuidar e preparar cada tipo de solo é a base do processo de plantio, já que cada um possui suas particularidades e cuidados na hora do cultivo, sobretudo se estamos falando do Solo Arenoso, um terreno desafiador, mas que pode trazer muitas vantagens se for bem administrado.
Em vista disso, abordaremos os seguintes tópicos nesse artigo:
- O que é o Solo Arenoso?
O Solo Arenoso, também chamado “solo leve”, é um terreno granuloso com plantio complicado, já que ele é composto por argila e, em sua maior parte, por areia. Além disso, possui pH ácido, o que significa que ele tem baixa decomposição de matéria orgânica e é pobre em nutrientes e sais minerais que as plantas precisam para se desenvolver.
É um solo desafiador, mas por ser um terreno muito presente em algumas regiões do Brasil, como o Nordeste, muitos estudos e estratégias foram criados para o seu plantio ter êxito.
- Preparação do Solo Arenoso;
Para que o plantio em Solo Arenoso seja bem-sucedido é necessário a adoção de algumas práticas, como: pH adequado, adubação verde (adubo orgânico), monitoramento constante, irrigação frequente e utilização do sistema de plantio direto.
Para começar é importante manter o pH dentro de uma faixa certa para cada tipo de planta. A adição de calcário no Solo Arenoso ajuda a aumentar o pH, eliminando os alumínios tóxicos e balanceando o magnésio e cálcio, tornando-o mais produtivo.
A adubação verde consiste na plantação de gramíneas e leguminosas para a proteção da camada superficial, que também deve ficar coberta de palha, criando uma barreira protetora e evitando a erosão, problema muito comum no Solo Arenoso.
O monitoramento também é de extrema importância para saber, com dados confiáveis, se as medidas tomadas estão dando resultado.
Como o Solo Arenoso não segura a água, deve-se fazer a irrigação utilizando sistemas com baixa intensidade na lâmina de água e irrigação frequente.
Ainda temos o plantio direto, uma técnica muito utilizada para esse tipo de solo, consistindo no não revolvimento do solo, formação de palhada para proteção e rotação de cultura.
- Melhor Plantio
Apesar de todas as dificuldades, os Solos Arenosos não precisam ser sinônimos de solos improdutivos, dado que acolhem bem o plantio quando o manejo é feito corretamente.
Abaixo, as escolhas mais comuns para o plantio em Solo Arenoso:
- Algodão;
- Batata;
- Cenoura;
- Damasco;
- Laranja;
- Mandioca;
- Melão;
- Tulipa;
- Uva.
Agora que já sabemos manejar, preparar e cuidar do Solo Arenoso, é hora da prática. No site da Wenzel você encontra as melhores e mais adequadas ferramentas agrícolas, além de seus machados, conhecidos pela sua excelente qualidade.
Não se esqueça de conferir nossos outros artigos para aprender mais sobre o mundo agro.
0 Comentários